0%
Deputado Estadual Traiano
  • Home
  • Biografia
  • Destaques
  • Notícias
  • Artigos
  • Fotos
  • Vídeos
    • Fanpage
    • Flickr
    • Instagram
    • Youtube
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Notícias

Deputados paranaenses conhecem estrada de Parque Nacional argentino

Compartilhe nas redes sociais

Depois de visitar hoje (16), junto com os deputados que integram Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, a estrada que corta o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, destacou que existem dois pesos e duas medidas por parte dos ambientalistas com relação aos parques argentino e brasileiro. E o prejuízo causado por esse descompasso é para o Brasil em geral e para as regiões Sudoeste e Oeste do Paraná em particular.

Traiano, que participa hoje de mais uma audiência pública sobre a reabertura da Estrada do Colono em Medianeira, observou que a estrada que corta o lado argentino do parque é duas vezes maior que a Estrada do Colono e, nem por isso, causa danos ao meio ambiente ou é objeto da fúria dos ambientalistas nacionais e internacionais. Muito pelo contrário. “O fato é que o Parque Nacional Iguazú, lado argentino do parque em torno das Cataratas, tem uma estrada, muito maior do que era a nossa Estrada do Colono. Isso não impediu que o parque argentino, criado em 1934 (cinco anos do Parque Nacional brasileiro), tenha sido declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 1984 (2 anos antes do lado brasileiro). E que, em 2013, tenha ganhado, também da Unesco, o título de Valor Universal Excepcional.

Apesar de estar aberta há mais de 20 anos, segundo ambientalistas argentinos, o tráfego de veículos na Ruta 101, que corta o parque no lado argentino, não gerou polêmicas com a Unesco, que ameaçou cassar o título de Patrimônio Natural da Humanidade do Parque Iguaçu devido à reabertura da Estrada do Colono em 2001.

“É importante destacar”, lembra Traiano, “que o lado argentino do parque, embora menor que o brasileiro, disponibiliza muito mais espaços para o visitante conhecer, interagir com a natureza, garantindo opções para o turista. enquanto o lado brasileiro conta com uma trilha de 1200 metros, o lado argentino disponibiliza mais de 13.000 metros de trilhas. Ao contrário do que dizem os ambientalistas radicais, é possível a convivência harmônica do homem com a natureza”.

Capanema

Deputados estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, lideranças regionais e a comunidade local lotaram um dos espaços do Parque de Exposições – Centro de Eventos Martinho Lutero na cidade de Capanema na noite de quinta-feira (15) para debater a possibilidade de reabertura da Estrada do Colono, um trecho de 17 quilômetros que corta o Parque Nacional do Iguaçu e liga os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu.

O debate foi proposto pelo coordenador da Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Nelson Luersen (PDT), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alep, representada pelo deputado Anibelli Neto (MDB).

O deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância da discussão da reabertura da estrada ao ver o pavilhão lotado. Para ele foi possível “perceber a importância dessa estrada para Capanema e a fronteira Sudoeste e Oeste do Paraná. Tenho a convicção absoluta desse sonho, acalentado no coração de cada um de vocês aqui. E muito mais importante do que a presença dos políticos para fazer essa audiência pública, imagino a alegria dos nossos pioneiros, dos cabelos brancos que estão aqui nessa noite e tiveram a oportunidade de desbravar o sertão de Capanema e de vivenciar toda a história da Estrada do Colono”, relatou.

Traiano lembrou que, quando prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, acompanhou o fechamento da estrada. “Vi o sofrimento das pessoas. O fechamento da estrada e depois dos portos de areia que sacrificaram a economia de Capanema, dos recursos que geravam e promoviam a economia e – a população – teve que conviver com toda essa tragédia ao longo do tempo”.

O presidente destacou que agora é um momento oportuno para a reabertura da estrada, pois há um desejo explícito dos governos estadual e federal. “A Assembleia, como Poder, está assumindo essa causa. Após esses dois debates vamos marcar uma audiência com o presidente da República, o ministro do Meio Ambiente, os presidentes da Câmara e do Senado para tratar da possibilidade de aprovar os projetos que lá tramitam”, afirmou Traiano fazendo alusão aos projetos de leis do deputado federal Vermelho (PSD), na Câmara Federal (nº 984/2019); e do senador Álvaro Dias (PODE), no Senado (nº 61/2013), originalmente apresentado pelo ex-deputado Assis do Couto.

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, disse que o governo estadual está disposto a apoiar no “que for necessário” para a reabertura da estrada e questionou: “A quem interessa deixar a Estrada do Colono fechada?”.

Segundo ele, “talvez 20 anos atrás era outro debate, outra realidade do meio ambiente, do país. Mas no dia de hoje temos esse patrimônio do Sudoeste e Oeste desagregando a região com uma barreira que não tem nenhuma lógica”.

E finalizando, disse que conversou com o senador Álvaro Dias e que este propôs colocar o projeto no Senado para votação em 15 dias. “E, em nome do governador eu digo, vamos avançar. O governo está pronto para fazer o investimento que for necessário e vamos integrar o Sudoeste ao Oeste do Paraná. Não é possível que toda a região passe por essa novela. Porque todos que estão aqui, saíram de casa, para dizer que queremos a Estrada do Colono reaberta. Há vontade política e da sociedade. A hora é agora”.

O coordenador da Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono na Alep, deputado Nelson Luersen, frisou que a reabertura da estrada vai contribuir para agilizar o deslocamento entre Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Um trecho que hoje é de mais de 200 quilômetros poderá ser reduzido para 20. “Vamos reduzir o consumo de combustível, poluir menos o ar. A estrada vai trazer a dignidade e a auto estima para o povo da região. Tudo isso acho que é possível com esse movimento que aconteceu nesta noite aqui”.


Ver todas as notícias
Deputado Estadual Traiano
  • Fanpage
  • Flickr
  • Instagram
  • Youtube
Todos os direitos reservados © 2022 Ademar Luiz Traiano - Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Fale comigo! Escreva sua mensagem abaixo, terei o maior prazer em responde-lo!