0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Notícias

Convênio para coleta seletiva de lixo beneficia são Mateus do Sul Fonte: Bem Paraná | 01/02/2018

Compartilhe nas redes sociais

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende assinou hoje (31) um convênio com o prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira (PSDB), de São Mateus do Sul, para receber um caminhão de coleta seletiva de lixo e equipamentos para instalar um barracão para tratamento de rejeitos. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que fez gestões para que o município de São Mateus recebesse os equipamentos, destacou que o caminhão destinado a São Mateus do Sul é dotado de uma nova tecnologia, que permite a coleta seletiva e também a de lixo orgânico. Disse ainda que os equipamentos para o barracão para processar rejeitos, “vai gerar 25 empregos diretos e dar uma importante contribuição para o meio ambiente”.

Traiano enfatizou a importância da adoção de um grande programa de coleta seletiva de lixo pelo governador Beto Richa. “O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a unificar em um projeto a questão da coleta seletiva de resíduos sólidos. Mais de uma centena municípios foram beneficiados desde 2015 com a criação do Sistema Integrado de Coleta Seletiva (Reciclo Paraná). Até o fim de 2018 todos municípios serão contemplados”.

Traiano lembrou que os municípios entram com uma pequena contrapartida financeira no programa. No caso da aquisição do caminhão de coleta, no valor de R$ 290 mil, o município participa com R$ 3 mil. Em outra contrapartida às ações do governo, o município constrói barracões para abrigar a unidade de processamento dos materiais e se responsabiliza pela manutenção dos equipamentos e organização da cooperativa de catadores, que vai administrar a compra e venda dos materiais reciclados.