0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Biografia

Olá amigos! Sou o deputado estadual Ademar Traiano e represento mais de 50 cidades do Paraná. Como porta voz dos prefeitos junto ao governo do Estado, estou levando centenas de obras e recursos para os municípios. Em 2015, assumi a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná pela primeira vez e fui reeleito para um segundo mandato até 2018. Trabalho por uma gestão inovadora e transparente, abrindo a Casa para a população.

Quem é Ademar Traiano?

Ademar Traiano é presidente da Assembleia Legislativa do Paraná desde 2015 e está no seu oitavo mandato como deputado estadual. Nasceu em Francisco Beltrão em 3 de janeiro de 1953. De família humilde, caminhava diariamente mais de 15 quilômetros para chegar a escola, dificuldade que não o impediu de completar seus estudos e participar intensamente da política estudantil.Trabalhou como protético e vendedor de implementos agrícolas para pagar a Faculdade de Direito.

Iniciou a vida pública em 1982. Advogado bem-sucedido se elegeu vereador e foi presidente da Câmara de Santo Antônio do Sudoeste. Foi o primeiro prefeito eleito da cidade.

Traiano se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1990. Foi líder do governo na Assembleia Legislativa e, em 2015, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2017, foi reconduzido para um segundo mandato e em 2019 para um terceiro.

Como presidente da Assembleia ocupou o governo do Estado, interinamente, em diversas ocasiões. Em 2015, devido a viagens ao exterior do governador e vice, comandou o Paraná por 14 dias. Foi o primeiro homem do Sudoeste a governar o Estado.

Traiano conseguiu aliar o comando da Assembleia com uma atuação importante como legislador. Deputado municipalista, representa mais de 50 cidades do Paraná.

Traiano é cidadão honorário de 9 municípios: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita e Bom Jesus do Sul.

A recondução à presidência da Assembleia, em 2019, pela terceira vez, consagra um estilo pessoal conciliador e administrações inovadoras. Traiano multiplicou o número de audiências públicas e lançou programas de grande sucesso, como o Assembleia no Enem, o Parlamento Universitário, o Geração Atitude e o aplicativo Agora é Lei no Paraná. O sucesso dessas iniciativas pode ser avaliado pela consagração dos prêmios. Só em 2017, quatro projetos criados por Traiano na Assembleia receberam importantes prêmios nacionais.

Conheça a história de vida de Ademar Traiano