0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Biografia

Olá amigos! Sou o deputado estadual Ademar Traiano e represento mais de 50 cidades do Paraná. Como porta voz dos prefeitos junto ao governo do Estado, estou levando centenas de obras e recursos para os municípios. Em 2015, assumi a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná pela primeira vez e fui reeleito para um segundo mandato até 2018. Trabalho por uma gestão inovadora e transparente, abrindo a Casa para a população.

Quem é Ademar Traiano?

Traiano: Uma trajetória de vitórias

Em 37 anos de vida pública, Ademar Traiano ocupou os cargos mais importantes do Estado do Paraná. Presidente da Assembleia Legislativa pela 3ª vez, foi governador interino por 3 vezes, na gestão Beto Richa (2011-2018).
Cumprindo o oitavo mandato como deputado estadual, Traiano foi o primeiro homem do Sudoeste a ocupar o governo do Paraná.

Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. A trajetória foi ascendente e rápida. Já no primeiro mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio do Sudoeste.

Em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste (até aquele ano municípios de fronteira, considerados ‘área de segurança nacional’ tinham o prefeito nomeado por Brasília).

Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

 

Em 1990 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2º secretário.

 

Foi líder do governo Beto Richa (2011-2014) e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015, cargo que ocupa até hoje.

 

Recebeu as mais importantes condecorações do Estado do Paraná. Entre elas a Grã-Cruz da Ordem Estadual do Pinheiro, a Medalha Coronel Sarmento, e a Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros.

 

O reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios resultou em homenagens e títulos de Cidadão Honorário em 10 cidades: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita, Bom Jesus do Sul e Coronel Vivida.

 

Cumprindo o terceiro mandato como presidente da Assembleia, Traiano conduz uma gestão inovadora, com ênfase na transparência e abertura das portas do Legislativo à população. Programas desenvolvidos pela Assembleia nesse período, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude e Assembleia no Enem, foram premiados. O aplicativo, desenvolvido sem custos pela equipe da Alep, “Agora É Lei no Paraná”, foi o vencedor de dois prêmios nacionais na categoria governança eletrônica.

Conheça a história de vida de Ademar Traiano