0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Notícias

Assembleia vence Prêmio “Boas Práticas Eleitorais – Biometria”, concedido pelo TRE-PR Fonte: Folha Extra | 04/12/2017

Compartilhe nas redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anunciou nesta sexta-feira (1) os vencedores do Prêmio “Boas Práticas Eleitorais edição 2017 – Biometria”. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através da TV Assembleia, foi a campeã na categoria “Biometria e a Imprensa”, pelas reportagens e série de entrevistas realizadas para alertar e conscientizar os paranaenses sobre a necessidade de fazer o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico.

Todo o conteúdo jornalístico produzido pela TV Assembleia foi divulgado nos demais canais de comunicação do Poder Legislativo estadual, como o site, rádio e redes sociais da Alep, conforme filosofia adotada pela Mesa Executiva, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), de aproximação com a população paranaense. “Adotamos essa parceria com o TRE-PR porque nós, do Poder Legislativo, representamos a população e nos compete participar de campanhas esclarecedoras. O alerta para o recadastramento eleitoral é extremamente importante para a população, pois sem esse cadastro os paranaenses não poderão exercer o direito do voto”, disse Traiano.

Para a diretora de Comunicação da Alep, Kátia Chagas, esse prêmio mostra a importância da comunicação pública focada no atendimento à população. “É o que procuramos fazer na Assembleia, nos aproximar da população. Fomos a primeira Assembleia do país a transmitir as sessões plenárias pelo Facebook, a fim de apresentar de forma mais transparente os trabalhos da Assembleia para a população. A TV Assembleia também tem sido fundamental para isso e estamos, agora, em busca de um canal aberto de televisão para que possamos atingir todos os municípios paranaenses e mostrar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais do Paraná”.

O presidente do TRE-PR, desembargador Xisto Pereira, ressaltou que o prêmio foi instituído em 2016 para que o TRE pudesse premiar as pessoas e instituições que têm ajudado a Justiça Eleitoral em todas as suas ações e neste ano, em especial, a biometria. “Agradecemos a Assembleia Legislativa, a TV Assembleia, nossa parceira desde o início na divulgação. Os deputados estaduais que compareceram nas audiências púbicas que realizamos e ajudaram na divulgação e no comparecimento dos eleitores no cartório eleitoral”.

REVISÃO BIOMÉTRICA

O Paraná atingiu a marca de 6,5 milhões de eleitores que já fizeram o recadastramento eleitoral e o cadastro biométrico para as eleições, o que equivale a 82% do eleitorado paranaense. Até o dia 15 de dezembro esse número irá aumentar, pois ainda existem cidades realizando o processo. Para as eleições de 2018, aproximadamente 90% do eleitorado paranaense poderá votar, utilizando a biometria, e para o início de 2019 todos os eleitores do Paraná estarão cadastrados.