0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

Vitória do bom senso no Paraná Por Ademar Traiano | 25/12/2016

Compartilhe nas redes sociais

A Assembleia do Paraná aprovou nesta quinta-feira (24) a LDO de 2017. Ela adia a data-base dos servidores do Executivo, que será paga após o governo do estado acertar todas as promoções e progressões e tiver disponibilidade orçamentária e financeira.

A decisão da Assembleia foi uma ampla vitória do bom senso (33 votos a favor contra 15), que afasta o risco de o Paraná também mergulhar na crise terminal e de desfecho imprevisível que afeta a maioria dos estados brasileiros.

No Rio de Janeiro os professores e 33 categorias, inclusive policiais, estão em greve por não receber salário. No Rio Grande do Sul funcionários recebem o salário parcelado. Para receber o 13º integral, por exemplo, é preciso contrair empréstimo bancário no Banrisul. O estado entra como avalista. Se o servidor preferir o 13º parcelado, recebe ano que vem em 6 parcelas.

A situação do Paraná, que fez um ajuste fiscal duro em 2015, é bem melhor, mas não folgada. Todo o funcionalismo está em dia, a primeira parcela do 13º (R$ 800 milhões), já foi depositada. O estado pagará R$ 1,4 bilhão em promoções e progressões a partir de janeiro.

Em uma situação de crise nacional, em que a União e os estados enfrentam uma situação crítica, é o momento de fazer concessões, não de buscar o confronto. Felizmente o bom senso triunfou no Paraná.

*Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente do PSDB do Paraná.