0%
Deputado Estadual Traiano Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Artigos

Adeus, amigo Por Ademar Traiano | 02/08/2018

Compartilhe nas redes sociais

A Assembleia Legislativa do Paraná viveu uma tragédia. No dia 22 de julho o deputado Bernardo Ribas Carli, do PSDB, morreu vítima de acidente quando voava, em um pequeno avião, de Guarapuava, sua cidade, para confraternizar com eleitores em União da Vitória. Estava no segundo mandato e tinha apenas 32 anos.

Nem todos sabem a pessoa especial que era o deputado Bernardo. Apesar da juventude, já se destacava pela excepcional capacidade de diálogo. Não discriminava partido ou ideologia, sabia ouvir com respeito pensamentos diferentes ou até mesmo contrários aos seus. Não demorou a compreender que conciliar é o caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas.

Com esse perfil, com sua capacidade de agregar, Bernardo levou Guarapuava a viver um momento histórico. Ele foi o grande articulador da união das forças políticas da sua cidade. Aproximou os grupos que caminhavam em lados opostos. Essa capacidade de aglutinar trouxe frutos importantes.

Bernardo, apesar de toda a sua juventude, ou talvez, justamente por causa dela, foi decisivo para grandes conquistas. Foi fundamental, por exemplo, para levar a Guarapuava um Curso de Medicina gratuito. Uma luta em que se empenhou pessoalmente com toda a energia e o entusiasmo de que só ele era capaz.

Outra batalha épica foi o sonho do grande hospital. Por ele promoveu incontáveis audiências públicas e provocou inúmeras reuniões com o governo do Paraná, acompanhou cada passo.  Foi uma luta vitoriosa, a realização de seu grande sonho. Levou para a cidade o Hospital Regional de Guarapuava.

Bernardo, com a confiança inabalável dos jovens, sempre teve certeza de que conseguiria tornar realidade essa obra grandiosa. O que nunca imaginou foi que também, por uma dessas ironias do destino, iria batizá-la com seu nome.

Apresentei, na sessão da Assembleia, primeira depois do recesso, um projeto de lei, que contou com o aval de todos os deputados, que denomina o Hospital Regional de Guarapuava de “Hospital Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli”.

Sua despedida levou às ruas de Guarapuava amigos de escola, da política, da faculdade, da família, da vida. Milhares de pessoas, algumas que nunca tiveram contato com ele. Vimos lágrimas de gente humilde que ele, de alguma forma, ajudou com seu trabalho. Talvez nem o próprio Bernardo tivesse a dimensão de como era querido por todos.

Na sessão do dia 1º de agosto, dedicada a homenagear Bernardo Ribas Carli, 15 deputados subiram a Tribuna para homenageá-lo. Todos os deputados, em algum momento, choraram.

Adeus, amigo. Faço votos para que sua família consiga superar toda essa dor e vencer mais essa provação.

 

*Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do PSDB do Paraná